sexta-feira, 20 de julho de 2012

PLANEJAMENTO, o gênesis!

Uns criticam, outros são adeptos e há aqueles que ainda ignoram, mas o planejamento é essencial para diminuir riscos, otimizar tempo e, sobretudo, economizar seu rico dinheirinho. Se você é como nós, marinheiro de primeira viagem e com pouca grana, BINGO!

Mesmo com a grana curta dá para planejar e fazer uma viagem bacana. Vamos às dicas:

Data
  • Defina seu período de férias. Feito isso escolha um lugar onde aproveitará ao máximo nesse período.
  • Tente escolher suas férias fora de temporada. Lembre-se que esse lance de alta ou baixa temporada muda de acordo com o lugar. Viajar em baixa temporada fará um bem enorme ao seu bolso!
Roteiro
  • Escolhido o lugar e o período de férias, pesquise sobre todos os passeios e pontos turísticos que deseja fazer. Vale consultar grandes agências de turismo com roteiros prontos, blogs de viajantes, e sites de turismo da região que vai visitar. Importante descobrir através dos depoimentos o que vale e o que não vale a pena, quais os melhores dias, preços e tempo necessário para as atividades e se dá para fazer sozinho e sem guia.
  • Depois de ter separado os passeios, calculado o tempo e dinheiro necessário para cada um deles, comece a programar os seus dias no local. Parece coisa de maluco, mas o planejamento vai permitir que você consiga conhecer muito mais, com muito menos e saindo dos roteiros tradicionais.
Câmbio
  • Se a viagem é internacional, fique atento à cotação do dólar. Antes de viajar pesquise o que compensa mais: câmbio no Brasil, no país, pagamento em cartão de crédito, moeda local, enfim, é possível economizar e muito se isso for considerado.
Compras
  • Antes de embarcar saiba o que pretende comprar na viagem e tenha um dia ou pelo menos parte dele para as compras. Lembre-se de comparar os preços com o Brasil, Dutty Free e no país que vai visitar. ( Duty-free shops ou free shops são lojas localizadas no interior de salas de embarque e desembarque de aeroportos onde produtos são vendidos com isenção ou redução de impostos.)
Informação nunca é demais, portanto, se você tem tempo para planejar, planeje. Isso não significa que não poderá sair do roteiro. Claro que pode, afinal, você está livre e viajando por conta própria!

Última dica nesse quesito: tenha um caderninho de bordo e anote o que gastou, o que fez ao final de cada dia. Vai ser útil para suas lembranças da viagem e seu bolso. Vai evitar surpresas como o fato da grana acabar antes do término da viagem ou chegar no Brasil e cair de costas com a fatura do cartão.

Em tempo: essa preliminar será tão prazerosa quanto a própria viagem. Trocadilhos à parte, divirta-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Viaje nessa ideia!